Linux Download Live: Como experimentar o Linux sem instalar
O Linux é um sistema operacional gratuito e de código aberto que roda em uma variedade de dispositivos, de desktops e laptops a servidores e smartphones. O Linux oferece muitas vantagens sobre outros sistemas operacionais, como segurança, estabilidade, personalização e desempenho. Se você está curioso sobre o Linux e quer experimentá-lo, não precisa instalá-lo em seu disco rígido. Você pode usar um sistema Linux ao vivo executado diretamente de um pendrive ou DVD sem afetar o sistema existente.
Um sistema live Linux é uma maneira portátil e conveniente de experimentar o Linux sem instalá-lo. Você pode usá-lo para testar diferentes distribuições do Linux, explorar seus recursos e aplicativos, acessar arquivos e editar documentos, navegar na Web com segurança, corrigir sistemas quebrados e muito mais. Você também pode usá-lo para instalar o Linux no seu computador, se quiser.
linux download live
Neste artigo, mostraremos como baixar o Linux, criar um pendrive ou DVD inicializável, inicializar em um sistema Linux ativo e instalar o Linux a partir dele. Vamos começar!
Como baixar Linux
O primeiro passo para criar um sistema Linux ao vivo é baixar a imagem ISO da distribuição Linux que você deseja experimentar. Uma imagem ISO é um arquivo que contém os dados completos de um CD ou DVD, que pode ser gravado em outro CD ou DVD ou em um pendrive.
Escolhendo uma distribuição Linux
Existem centenas de distribuições Linux disponíveis, cada uma com seus próprios recursos, design, software e comunidade. Alguns dos mais populares são Ubuntu, Fedora, Debian, Mint, Manjaro e Kali. Você pode escolher um com base em suas preferências, necessidades e compatibilidade de hardware. Você também pode usar sites como para comparar diferentes distribuições e encontrar aquela que melhor se adapta a você.
Baixando uma imagem ISO
Depois de decidir qual distribuição deseja experimentar, você precisa baixar a imagem ISO do site oficial.Por exemplo, se você quiser experimentar o Ubuntu, você pode ir para e escolha entre a versão mais recente (23.04) ou a versão de suporte de longo prazo (22.04.2 LTS). Você também pode escolher entre diferentes versões do Ubuntu que usam diferentes ambientes de desktop, como Kubuntu (KDE), Xubuntu (Xfce), Lubuntu (LXQt), etc.
O tamanho da imagem ISO pode variar dependendo da distribuição e da edição que você escolher, mas geralmente fica entre 1 GB e 4 GB. Certifique-se de ter espaço suficiente no disco rígido ou no pendrive para armazená-lo.
Como criar um stick USB inicializável ou DVD
A próxima etapa é gravar a imagem ISO em um pendrive ou DVD que você pode usar para inicializar no sistema Linux ao vivo. Existem diferentes maneiras de fazer isso, dependendo do sistema operacional que você está usando.
Usando LinuxLive USB Creator no Windows
Se você estiver usando o Windows, poderá usar uma ferramenta gratuita e fácil de usar chamada LinuxLive USB Creator (LiLi) para criar um pendrive inicializável com a imagem ISO do Linux. Você pode baixá-lo de e instale-o em seu computador. Em seguida, siga estas etapas:
Inicie o LiLi e insira um pendrive com pelo menos 4 GB de espaço livre.
Selecione seu stick USB na lista de dispositivos no LiLi.
Clique no botão ISO/IMG/ZIP e navegue até o local da imagem ISO do Linux que você baixou.
Escolha um tamanho de persistência se quiser salvar seus dados e configurações no stick USB. Isso é opcional, mas recomendado se você planeja usar o sistema live com frequência.
Clique no ícone de raio para iniciar o processo de criação. Espere até terminar e feche o LiLi.
Agora você criou um stick USB inicializável com Linux que pode ser usado para inicializar no sistema live.
Usando o Criador de disco de inicialização no Ubuntu
Se você já estiver usando o Ubuntu ou outra distribuição baseada no Ubuntu, você pode usar uma ferramenta interna chamada Startup Disk Creator para criar um stick USB inicializável com a imagem ISO do Linux. Você pode encontrá-lo no menu ou procurando por ele.Em seguida, siga estas etapas:
Inicie o Startup Disk Creator e insira um pendrive com pelo menos 4 GB de espaço livre.
Selecione seu stick USB na lista de dispositivos no Startup Disk Creator.
Clique no botão Outro e navegue até o local da imagem ISO do Linux que você baixou.
Clique em Make Startup Disk para iniciar o processo de criação. Aguarde até que termine e feche o Startup Disk Creator.
Agora você criou um stick USB inicializável com Linux que pode ser usado para inicializar no sistema live.
Usando o comando dd no Linux
Se você estiver usando outra distribuição do Linux, poderá usar uma ferramenta de linha de comando chamada dd para criar um pendrive inicializável com a imagem ISO do Linux. Esta é uma ferramenta poderosa e perigosa que pode sobrescrever quaisquer dados em seu dispositivo, então tenha cuidado e verifique tudo antes de prosseguir. Em seguida, siga estas etapas:
Abra um terminal e insira um stick USB com pelo menos 4 GB de espaço livre.
Execute o comando lsblk para listar todos os dispositivos de bloco em seu sistema. Identifique seu stick USB pelo nome, tamanho e ponto de montagem. Por exemplo, pode ser /dev/sdb ou /dev/sdc.
Execute o comando sudo umount /dev/sdX* onde X é a letra do seu stick USB. Isso desmontará todas as partições no seu pendrive.
Execute o comando sudo dd if=/caminho/para/linux.iso of=/dev/sdX bs=4M status=progresso onde X é a letra do seu stick USB e /path/to/linux.iso é o local da imagem ISO do Linux que você baixou. Isso gravará a imagem ISO no seu pendrive. Seja paciente, pois isso pode levar algum tempo, dependendo do tamanho da imagem e da velocidade do seu pendrive.
Execute o comando sincronizar para liberar todos os dados em cache para o seu stick USB.
Agora você criou um stick USB inicializável com Linux que pode ser usado para inicializar no sistema live.
Como inicializar em um sistema Live Linux
A próxima etapa é inicializar no sistema Linux ao vivo usando o stick USB inicializável ou o DVD que você criou. Isso permitirá que você experimente o Linux sem instalá-lo ou afetar seu sistema existente.
Reiniciando o computador e selecionando o dispositivo de inicialização
Para inicializar no sistema Linux ao vivo, você precisa reiniciar o computador e selecionar o dispositivo de inicialização do qual deseja carregar o Linux. Isso pode variar dependendo do modelo do seu computador e das configurações do BIOS, mas geralmente você pode fazer isso pressionando uma destas teclas durante a inicialização: F2, F10, F12, Esc ou Del. Isso abrirá um menu onde você pode escolher entre diferentes dispositivos, como disco rígido, unidade de CD/DVD ou unidade USB. Selecione aquele que corresponde ao seu stick USB inicializável ou DVD e pressione Enter.
Explorando o Live Linux Desktop e seus recursos
Se tudo correr bem, você deve ver uma tela de boas-vindas ou um menu onde você pode escolher entre diferentes opções, como experimentar o Linux sem instalar, instalar o Linux, verificar se há erros, etc. Escolha a opção para experimentar o Linux sem instalar e pressione Enter. Isso carregará a área de trabalho do Linux ao vivo e seus recursos. Dependendo da distribuição escolhida, a área de trabalho pode parecer diferente, mas deve ter alguns elementos comuns, como painel, menu, ícones e papel de parede. Você pode usar o mouse e o teclado para navegar e interagir com a área de trabalho e seus aplicativos.
Algumas das coisas que você pode fazer com o sistema Linux ao vivo são:
Navegue na web usando um navegador da web, como Firefox, Chrome ou Edge. Você pode acessar qualquer site que desejar, incluindo seu e-mail, mídia social, banco on-line, etc. O sistema live não armazenará nenhum histórico de navegação ou cookies, para que você possa navegar na web com segurança e privacidade.
Acesse arquivos e documentos usando um gerenciador de arquivos, como Nautilus, Dolphin ou Thunar. Você pode visualizar, copiar, mover, excluir ou editar qualquer arquivo em seu disco rígido ou pendrive. Você também pode criar novas pastas e arquivos usando o menu do botão direito ou os atalhos de teclado.
Edite documentos usando um pacote de escritório, como LibreOffice, OpenOffice ou WPS Office. Você pode criar e editar documentos de texto, planilhas, apresentações e muito mais.Você também pode abrir e salvar arquivos em diferentes formatos, como Microsoft Office, PDF, HTML, etc.
Jogue usando um iniciador de jogos, como Steam, Lutris ou GameHub. Você pode instalar e jogar muitos jogos no Linux, incluindo alguns títulos populares como Minecraft, Counter-Strike, Dota 2, etc. Você também pode usar emuladores para jogar jogos retrô de consoles como Nintendo, Sega, PlayStation, etc.
Ouça música usando um reprodutor de música, como Rhythmbox, Clementine ou VLC. Você pode reproduzir arquivos de música do seu disco rígido ou pendrive. Você também pode transmitir música de serviços online como Spotify, YouTube Music ou SoundCloud.
Assista a vídeos usando um reprodutor de vídeo, como VLC, MPV ou Totem. Você pode assistir a arquivos de vídeo do seu disco rígido ou do seu pendrive. Você também pode transmitir vídeos de serviços online como YouTube, Netflix ou Hulu.
Edite fotos usando um editor de fotos, como GIMP, Krita ou Inkscape. Você pode abrir e editar qualquer arquivo de imagem em seu disco rígido ou pendrive. Você também pode usar várias ferramentas e filtros para aprimorar suas fotos.
Converse com amigos usando um aplicativo de mensagens, como Telegram, Signal ou WhatsApp. Você pode enviar e receber mensagens de texto, mensagens de voz, fotos, vídeos, adesivos, etc. Você também pode fazer chamadas de voz e vídeo com seus contatos.
Estes são apenas alguns exemplos do que você pode fazer com o sistema Linux ao vivo. Existem muitos outros aplicativos e recursos que você pode explorar e aproveitar.
Como instalar o Linux a partir de um sistema Live
Se você gosta do sistema live Linux e deseja instalá-lo permanentemente em seu computador, pode fazê-lo facilmente a partir do próprio sistema live. A maioria das distribuições do Linux possui um ícone do instalador na área de trabalho ou o menu que você pode iniciar para iniciar o processo de instalação. O instalador o guiará pelas etapas e fará algumas perguntas, como seu idioma, layout do teclado, fuso horário, nome de usuário, senha etc.
Iniciando o instalador e seguindo as etapas
Para instalar o Linux a partir de um sistema ativo, siga estas etapas:
Clique duas vezes no ícone do instalador na área de trabalho ou no menu para iniciá-lo. Pode ser necessário inserir sua senha se você definir uma para o sistema ao vivo.
Escolha o seu idioma e clique em Continuar.
Escolha o layout do teclado e clique em Continuar.
Escolha o seu fuso horário e clique em Continuar.
Escolha o tipo de instalação e clique em Continuar. Você pode escolher entre duas opções: inicialização dupla ou instalação completa.
Escolhendo entre inicialização dupla ou instalação completa
O tipo de instalação determina como o Linux será instalado em seu disco rígido. Você pode escolher entre duas opções:
Inicialização dupla: esta opção instalará o Linux junto com seu sistema operacional existente, como Windows ou macOS. Você poderá escolher em qual inicializar toda vez que iniciar o computador. Esta opção é recomendada se você deseja manter seu sistema existente e usar o Linux como um sistema secundário.
Instalação completa: esta opção apagará seu sistema operacional existente e todos os seus dados e instalará o Linux como o único sistema em seu disco rígido. Esta opção é recomendada se você quiser usar o Linux como seu sistema principal e não precisar mais do sistema ou dos dados existentes.
Dependendo da opção que você escolher, o instalador mostrará diferentes telas e opções para configurar as partições do disco rígido, como particionamento automático ou manual, criptografia, espaço de swap, etc. Siga as instruções e certifique-se de fazer backup de todos os dados importantes antes de prosseguir.
Reiniciando e aproveitando o Linux
Quando a instalação estiver concluída, o instalador solicitará que você reinicie o computador. Remova o pendrive ou DVD do seu computador e clique em Reiniciar agora. Seu computador será reiniciado e inicializado no Linux. Você verá uma tela de login onde poderá inserir seu nome de usuário e senha que definiu durante a instalação. Após o login, você verá a área de trabalho do Linux e seus recursos que você pode usar e personalizar como desejar.
Parabéns! Você instalou o Linux com sucesso a partir de um sistema ativo. Agora você pode usar o Linux como seu sistema operacional e explorar suas possibilidades.
Conclusão
Neste artigo, mostramos como baixar o Linux, criar um pendrive ou DVD inicializável, inicializar em um sistema Linux ativo e instalar o Linux a partir dele. Também explicamos o que é um sistema Linux ativo e quais são seus benefícios. Um sistema Linux ao vivo é uma maneira portátil e conveniente de experimentar o Linux sem instalá-lo ou afetar seu sistema existente. Você pode usá-lo para testar diferentes distribuições do Linux, explorar seus recursos e aplicativos, acessar arquivos e editar documentos, navegar na Web com segurança, corrigir sistemas quebrados e muito mais. Você também pode usá-lo para instalar o Linux no seu computador, se quiser.
Esperamos que este artigo tenha ajudado você a aprender como baixar o Linux ao vivo e usá-lo para vários fins. Se você quiser saber mais sobre o Linux, pode conferir estes recursos:
: um site que fornece informações, tutoriais, notícias, fóruns e mais sobre o Linux.
: um site que fornece artigos, guias, análises, podcasts, vídeos e muito mais sobre o Linux.
: Uma organização sem fins lucrativos que apóia e promove o desenvolvimento do Linux e outros projetos de código aberto.
: uma plataforma online que oferece cursos, laboratórios, questionários, certificações e muito mais sobre Linux e outras tecnologias de nuvem.
perguntas frequentes
Qual é a diferença entre um sistema ativo e uma instalação completa?
Um sistema live é um sistema temporário executado diretamente de um pendrive ou DVD sem instalar nada em seu disco rígido. Uma instalação completa é um sistema permanente que instala o Linux em seu disco rígido e substitui ou coexiste com seu sistema operacional existente.
Quais são algumas distribuições Linux populares para experimentar?
Algumas das distribuições Linux mais populares são Ubuntu, Fedora, Debian, Mint, Manjaro e Kali.Você pode escolher um com base em suas preferências, necessidades e compatibilidade de hardware. Você também pode usar sites como Linux.org ou DistroWatch.com para comparar diferentes distribuições e encontrar aquela que melhor se adapta a você.
Como posso atualizar e atualizar um sistema Linux ao vivo?
Um sistema Linux ao vivo geralmente é baseado em um instantâneo de uma distribuição Linux em um determinado ponto no tempo. Isso significa que ele pode não ter as últimas atualizações e upgrades disponíveis para o sistema e seus aplicativos. Para atualizar e atualizar um sistema Linux ativo, você pode usar as mesmas ferramentas e comandos que usaria em uma instalação completa, como apt, yum, pacman etc.
Como posso salvar meus dados e configurações em um sistema Linux ao vivo?
Um sistema Linux ao vivo não salva nenhum dado ou configuração em seu disco rígido por padrão. Isso significa que quaisquer arquivos que você criar ou modificar, quaisquer aplicativos que instalar ou remover, quaisquer preferências que alterar etc. serão perdidos quando você reiniciar ou desligar o sistema. Para salvar seus dados e configurações em um sistema Linux ao vivo, você tem duas opções:
Use um dispositivo de armazenamento externo, como outro dispositivo USB, um disco rígido externo ou um serviço de nuvem para armazenar seus dados e configurações. Você pode acessar esses dispositivos do sistema ao vivo usando o gerenciador de arquivos ou o terminal.
Ative a persistência em seu stick USB inicializável ao criá-lo. Isso permitirá que você aloque algum espaço no stick USB para armazenar seus dados e configurações permanentemente. Você pode fazer isso usando ferramentas como LiLi ou Startup Disk Creator, ou manualmente usando comandos como mkfs e mount.
Como posso solucionar problemas com um sistema Linux ao vivo?
Um sistema Linux ao vivo geralmente é estável e confiável, mas às vezes você pode encontrar alguns problemas ou erros ao usá-lo. Alguns dos problemas comuns e suas soluções são:
O sistema live não inicializa ou mostra uma tela preta: isso pode ser causado por uma imagem ISO corrompida ou incompleta, um pendrive ou DVD com defeito ou um hardware ou configuração de BIOS incompatível. Para corrigir isso, você pode tentar baixar a imagem ISO novamente e verificar sua soma de verificação, usar outro pendrive ou DVD ou alterar algumas configurações do BIOS, como inicialização segura, modo legado, etc.
O sistema ativo está lento ou congela: isso pode ser causado por uma baixa capacidade de RAM ou CPU, alto uso ou temperatura do disco ou um aplicativo ou driver com erros. Para corrigir isso, você pode tentar fechar alguns aplicativos ou processos que estão consumindo muitos recursos, usar um ambiente de desktop ou distribuição mais leve ou atualizar ou desabilitar alguns drivers ou módulos.
O sistema live não reconhece alguns dispositivos ou periféricos: Isso pode ser causado por um driver ausente ou desatualizado, uma configuração incorreta ou uma incompatibilidade de hardware. Para corrigir isso, você pode tentar instalar ou atualizar o driver do repositório ou do site do fabricante, usar uma porta ou cabo diferente ou verificar as configurações e compatibilidade do dispositivo.
Se nenhuma dessas soluções funcionar para você, você também pode pesquisar seu problema online usando um navegador da Web ou pedir ajuda em fóruns, salas de bate-papo ou plataformas de mídia social dedicadas a usuários e entusiastas do Linux. 0517a86e26
Comments